O Grupo nasceu no Sesc do Setor Universitário, no começo de 1977.
O primeiro professor foi Carlinhos, “O empresário”. Passarinho assumiu em 1978 e trocou o nome do Grupo de Anglo-Regional para São Bento Pequeno.
Mestre Passarinho saiu do Sesc levando consigo o “São Bento Pequeno”. Mestre Suíno, o primeiro Mestre formado pelo Grupo, o assumiu em 1981 no Sesc, voltando a usar o nome antigo.
Por volta de 1985, surgiram novos grupos criados pelos formados do Anglo-Regional e com eles, vários problemas surgiram. A solução veio em 1991, quando o Grupo decidiu usar um mesmo nome, uma mesma filosofia, um só currículo, e adotar os mesmos objetivos. Foi feito um concurso para a escolha do novo nome, o vencedor foi “Candeias”.
O Grupo estabeleceu seis áreas de atuação, que passaram a fazer parte de seu conteúdo programático, a saber: Histórico-Cultural; Técnico-Tático; Musical; Filosófico e Didático-Pedagógico e administrativo.
O Grupo se caracteriza por ser simples, humilde, amigo, de paz, hospitaleiro e que procura ter boas relações com todos.
A identidade do Grupo veio do resultado ao estímulo que sempre deu a seus alunos de treinar e superar-se:
– Estudando e se qualificando, “para ajudar a melhorar o mundo”.
– Respeitando a família, os amigos e ao próximo “para ser honrado por todos”.
– Trabalhando, conquistando a “cidadania e a dignidade”.
– Amando a Deus, “para ter paz, felicidade e amor”.
O Presidente do Grupo é o Sr. Elto Pereira de Brito, Mestre Suíno, e o dirige juntamente com o Conselho de Mestres e com a Assembléia dos Professores.
Os mestres podem organizar suas respectivas redes, tendo autonomia para confeccionar e revender produtos com a logomarca do Grupo para seus alunos; organizar eventos; graduar e formar integrantes e aceitar estagiários.
O Grupo criou um conselho Europeu para cuidar dos assuntos da Europa e está realizando opens europeus todos os anos.
Os capoeiristas no Grupo Candeias são organizados hierarquicamente através de cordas, graduações.
O corpo docente do Grupo Candeias é constituído por todos os Mestres, Contra-Mestres, Professores, Formados, Instrutores e graduados autorizados a dar aula.
O Grupo Candeias possui 12 Mestres de Capoeira.
O Grupo lançou 4 CDs, editou sete livros “Fundamentos da Capoeira; No Caminho do Mestre; Capoeira e Religião; No Caminho da Malicia; No Caminho da Excelência; Capoeiristas de Cristo; A História da Capoeira de Goiás Contada Por Seus Pioneiros (Mestre Osvaldo E Mestre Sabú)”, uma fita K7 e vários Vídeos com danças, aulas e performances.
Todo ano o Grupo realiza o Open Candeias Internacional juntamente com o Encontro Pedagógico, no qual são ministrados vários cursos aos docentes. Em 2009 iniciou os Opens Europeus, que a partir de 2012 passou a ser de 02 em 02 anos.
A Associação de Capoeira Candeias tem sua sede internacional em Goiânia e configura-se como uma instituição voltada para um trabalho sócio-pedagógico, esportivo e cultural. A sigla GYN é código aeroportuário para Goiânia.
Seus representantes estão em 13 estados brasileiros: Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso, Tocantins, Brasília, Paraná, Santa Catarina, Acre, Rondônia.
Em 17 países no exterior: EUA, Inglaterra, Espanha, França, Republica Tcheca, Alemanha, Irlanda, Itália, Canadá, Portugal, Bélgica, Suíça, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Argentina.
Uma frase de Mestre Itapuan norteou os caminhos do Grupo no inicio “Quem não se organiza, não se estabelece”.
Atualmente estamos reavaliando o Grupo e, portanto além desta frase temos outra “Como continuar sempre contemporâneo sem perder a identidade?”
Alguns desafios estão lançados para o Grupo nestes 10 anos seguintes:
Rever o estatuto e código de ética e criação da Associação Candeias Internacional;
Atualizar o Sistema de Ensino, currículos para cada corda e a nomenclatura de golpes;
Uma administração onde teremos uma diretoria executiva que agirá sob a coordenação do Conselho.
Encontro internacional no Nordeste;
Gravação de um Cd de alta qualidade;
Edição de mais um livro do mestre suíno “A Capoeira Contemporânea, fundamentos e técnicas”;
Encontro Mundial do Grupo Candeias em um país Sul – americano com representantes de todo o Grupo;
Criação de departamentos dentro do Grupo para facilitar as atividades do Grupo.